Linha RM
Linha RM - RH
O TOTVS RH (Linha RM) é uma solução de gestão de pessoas e Recursos Humanos robusta e versátil, capaz de
atender às necessidades de clientes de todos os portes, nos mais diferentes setores da economia, que
atende desde a administração de pessoal à gestão do capital humano: uma solução completa para qualquer RH.
Neste treinamento você aprenderá sobre os processos de faltas, atrasos, horas extras, parâmetros e
cadastros básicos, como: horários, abonos, terminais de coleta, eventos a serem calculados, cadastros de
visitantes e refeições, configuração de processos como importação de batidas, lançamentos em geral,
cancelamento de movimentos, banco de horas, integração com TOTVS Folha de Pagamento e geração de arquivos
para emissão dos relatórios oficiais.
Vantagens da solução
A força de trabalho é um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. Ela representa a soma de
talentos, inteligência e habilidades que impulsionam o crescimento da organização. Por isso, cada vez
mais, a gestão de pessoas vem se tornando uma peça fundamental para a estratégia das empresas.
Desse modo, a área de Recursos Humanos ganha um papel de destaque na gestão das organizações. No entanto,
para cumprir esse papel, é preciso atingir um alto nível de qualidade na gestão de pessoas. Por isso, as
empresas precisam de soluções que permitam administrar de forma eficiente todas as variáveis do RH.
Sistemas que reduzem os custos do departamento, automatizam processos e permitem uma gestão mais
inteligente, que vão além das rotinas burocráticas e das tarefas mecânicas.
Essa solução é o TOTVS RH – linha RM, sistema desenvolvido pela TOTVS, e que atende as demandas da gestão
de RH de forma flexível, nos mais diversos segmentos de atividade.
Setores atendidos
Setores atendidos
Agronegócio
Atacado
Distribuição
Educacional
Varejo
Serviços
Indústria
Saúde
Jurídico
Finanças
Construção
Logística
Linha RM - Automação de Ponto
O controle de ponto não precisa ser uma dor de cabeça. O módulo de Automação de Ponto do TOTVS RH – linha
RM permite processar um grande volume de dados de forma rápida, para tratar ocorrências de grande número
de funcionários sem problemas. As marcações de ponto podem ser importadas automaticamente ao sistema.
O módulo de Automação de Ponto do TOTVS RH – linha RM é 100% aderente à legislação trabalhista, incluindo
as portarias 1.510 e 373 do Ministério do Trabalho.
O módulo de Automação de Ponto também possui integração com o sistema Suricato. Com isso, ele é
incorporado a equipamentos de controle de acesso, marcando a batida de ponto diretamente na catraca.
O sistema também facilita o controle e compensação de bancos de horas, de acordo com as necessidades da
sua empresa. Os dados são integrados automaticamente ao módulo de Folha de Pagamento, e podem ser
integrados a sistemas parceiros para importação de marcações.
Tudo isso ajuda você a reduzir custos administrativos na gestão do ponto. Além disso, o módulo pode ser
usado como ferramenta de planejamento de horários e escalas de trabalho.
Linha RM - Contábil
Melhore a qualidade do controle de contabilidade da sua empresa, para que ele reflita fielmente a sua
situação patrimonial para apoiar sua tomada de decisão. O TOTVS Backoffice – linha RM conta com um módulo
de Gestão Contábil para receber todos os dados necessários para o controle contábil, fiscal, societário e
gerencial. O sistema é configurável e permite criar regras e bloqueios para a escrituração contábil.
O módulo permite também manter sua empresa em perfeita conformidade com a legislação contábil nacional.
Ele captura automaticamente no sistema os dados nos módulos de Gestão Contábil, Financeira Estoque,
Compras e de Faturamento para a geração do Sped Contábil, sem erros e sem preenchimento manual, tudo de
forma simples e rápida.
O sistema faz toda a gestão das informações e conferência dos lotes, antes do envio do Sped Contábil. Com
isso, você evita erros e rastreia a origem de possíveis divergências. O módulo de Gestão Contábil também
possui ferramentas flexíveis para a geração de relatórios contábeis. Você mesmo configura as informações
mais relevantes para sua empresa e sua estratégia.
Se você precisar incorporar informações contábeis de outras empresas, não se preocupe. O módulo de Gestão
Contábil do TOTVS Backoffice – linha RM também gera relatório de empresas multi coligadas, buscando e
consolidando as informações de diferentes empresas, permitindo a geração de balanço consolidado e
realizando a apuração da equivalência patrimonial.
A apresentação dos dados no módulo é feita forma clara, segura e transparente. Só as pessoas autorizadas
no sistema podem fazer os lançamentos contábeis. Qualquer movimentação ou alteração é rastreável. Com
isso, você ganha mais segurança no controle contábil, reduzindo o risco de fraudes.
Todo o histórico contábil fica registrado no sistema e pode ser acessado com facilidade. Desse modo, você
viabiliza o trabalho de auditoria contábil, melhorando a qualidade da governança na sua empresa.
Tudo isso torna a rotina do setor contábil muito mais fácil. Os processos ficam mais ágeis e eficientes,
permitindo melhor controle, mais segurança e transparência na sua empresa.
Linha RM - eSocial
Após as divulgações de Modernização e Simplificação para o projeto eSocial, o governo inicia divulgação
das mudanças e o que acontecerá durante a transição.
As informações seguem no sentido dos dados trabalhistas e previdenciários passem a compor um sistema e as
informações tributárias outro.
É esperado que muito brevemente seja divulgado o layout que irá contemplar a “simplificação” já em 2019,
neste layout teremos a desobrigação de informações de alguns campos e regras. Já para 2020 teremos as
grandes modificações, pois o calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças
no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020.
O que é o novo eSocial?
Haverá uma redução substancial nas informações prestadas pelos empregadores: serão requeridas apenas as
informações que promovam a efetiva substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam
redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo. Haverá, portanto, uma redução robusta no
número de campos e exclusão de eventos inteiros.
Foram ouvidos os usuários e desenvolvedores, identificados e atacados os principais pontos que traziam
complexidade para o sistema. Foram propostas: a possibilidade de utilizar uma tabela padrão de rubricas,
sem a necessidade de cadastramento de rubricas próprias; a eliminação de tabelas de cargos, funções e
horários; a desnecessidade de cadastramento de processos judiciais para matérias não relacionadas a
tributos/FGTS; dentre outros. Campos opcionais, como números de documentos pessoais, serão excluídos da
estrutura dos eventos, pois traziam dúvidas para os empregadores. Destaca-se que informações sobre
título de eleitor nunca foram solicitadas pelo eSocial.
É importante ressaltar que todo o investimento feito pelas empresas e profissionais (aquisição de
sistemas, treinamento, capacitação, etc.) será respeitado. Para isso, será mantida a forma de
transmissão de dados via web service, haverá aproveitamento da identificação dos eventos e sua
integração. Contudo, as regras serão mais flexíveis, e será muito mais fácil concluir o envio da
informação, reduzindo ao mínimo os erros decorrentes de informações incorretas.
Quais são as premissas do sistema?
Foco na desburocratização: substituição das obrigações
acessórias
Não solicitação de dados já conhecidos
Eliminação de pontos de complexidade
Modernização e simplificação do sistema
Integridade e continuidade da informação
Respeito pelo investimento feito por empresas e
profissionais
Posso deixar de informar o eSocial?
Não. O eSocial não está suspenso. Continuam em vigor todos os prazos vigentes para o envio das informações. Apenas novos dados, novas fases, não serão solicitados até a mudança para o novo sistema. E isso será fundamental para a substituição de outras obrigações: além da DCTFWeb em substituição à GFIP, bem como a utilização dos dados do eSocial para concessão de benefícios previdenciários pelo INSS e Seguro Desemprego – que já estão em vigor – foi anunciada a Carteira de Trabalho Digital. Tudo o que está sendo informado ao eSocial servirá para a substituição de obrigações acessórias. Mas, para que isso possa ocorrer, é fundamental que o sistema seja continuamente alimentado.