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Linha RM


Linha RM

Linha RM - RH

O TOTVS RH (Linha RM) é uma solução de gestão de pessoas e Recursos Humanos robusta e versátil, capaz de atender às necessidades de clientes de todos os portes, nos mais diferentes setores da economia, que atende desde a administração de pessoal à gestão do capital humano: uma solução completa para qualquer RH. Neste treinamento você aprenderá sobre os processos de faltas, atrasos, horas extras, parâmetros e cadastros básicos, como: horários, abonos, terminais de coleta, eventos a serem calculados, cadastros de visitantes e refeições, configuração de processos como importação de batidas, lançamentos em geral, cancelamento de movimentos, banco de horas, integração com TOTVS Folha de Pagamento e geração de arquivos para emissão dos relatórios oficiais.

Vantagens da solução

A força de trabalho é um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. Ela representa a soma de talentos, inteligência e habilidades que impulsionam o crescimento da organização. Por isso, cada vez mais, a gestão de pessoas vem se tornando uma peça fundamental para a estratégia das empresas.

Desse modo, a área de Recursos Humanos ganha um papel de destaque na gestão das organizações. No entanto, para cumprir esse papel, é preciso atingir um alto nível de qualidade na gestão de pessoas. Por isso, as empresas precisam de soluções que permitam administrar de forma eficiente todas as variáveis do RH. Sistemas que reduzem os custos do departamento, automatizam processos e permitem uma gestão mais inteligente, que vão além das rotinas burocráticas e das tarefas mecânicas.

Essa solução é o TOTVS RH – linha RM, sistema desenvolvido pela TOTVS, e que atende as demandas da gestão de RH de forma flexível, nos mais diversos segmentos de atividade.

Setores atendidos


 Setores atendidos
 Agronegócio
 Atacado
 Distribuição
 Educacional
 Varejo
 Serviços
 Indústria
 Saúde
 Jurídico
 Finanças
 Construção
 Logística


Linha RM - Automação de Ponto

O controle de ponto não precisa ser uma dor de cabeça. O módulo de Automação de Ponto do TOTVS RH – linha RM permite processar um grande volume de dados de forma rápida, para tratar ocorrências de grande número de funcionários sem problemas. As marcações de ponto podem ser importadas automaticamente ao sistema.

O módulo de Automação de Ponto do TOTVS RH – linha RM é 100% aderente à legislação trabalhista, incluindo as portarias 1.510 e 373 do Ministério do Trabalho.

O módulo de Automação de Ponto também possui integração com o sistema Suricato. Com isso, ele é incorporado a equipamentos de controle de acesso, marcando a batida de ponto diretamente na catraca.

O sistema também facilita o controle e compensação de bancos de horas, de acordo com as necessidades da sua empresa. Os dados são integrados automaticamente ao módulo de Folha de Pagamento, e podem ser integrados a sistemas parceiros para importação de marcações.

Tudo isso ajuda você a reduzir custos administrativos na gestão do ponto. Além disso, o módulo pode ser usado como ferramenta de planejamento de horários e escalas de trabalho.

Linha RM - Contábil

Melhore a qualidade do controle de contabilidade da sua empresa, para que ele reflita fielmente a sua situação patrimonial para apoiar sua tomada de decisão. O TOTVS Backoffice – linha RM conta com um módulo de Gestão Contábil para receber todos os dados necessários para o controle contábil, fiscal, societário e gerencial. O sistema é configurável e permite criar regras e bloqueios para a escrituração contábil.

O módulo permite também manter sua empresa em perfeita conformidade com a legislação contábil nacional. Ele captura automaticamente no sistema os dados nos módulos de Gestão Contábil, Financeira Estoque, Compras e de Faturamento para a geração do Sped Contábil, sem erros e sem preenchimento manual, tudo de forma simples e rápida.

O sistema faz toda a gestão das informações e conferência dos lotes, antes do envio do Sped Contábil. Com isso, você evita erros e rastreia a origem de possíveis divergências. O módulo de Gestão Contábil também possui ferramentas flexíveis para a geração de relatórios contábeis. Você mesmo configura as informações mais relevantes para sua empresa e sua estratégia.

Se você precisar incorporar informações contábeis de outras empresas, não se preocupe. O módulo de Gestão Contábil do TOTVS Backoffice – linha RM também gera relatório de empresas multi coligadas, buscando e consolidando as informações de diferentes empresas, permitindo a geração de balanço consolidado e realizando a apuração da equivalência patrimonial.

A apresentação dos dados no módulo é feita forma clara, segura e transparente. Só as pessoas autorizadas no sistema podem fazer os lançamentos contábeis. Qualquer movimentação ou alteração é rastreável. Com isso, você ganha mais segurança no controle contábil, reduzindo o risco de fraudes.

Todo o histórico contábil fica registrado no sistema e pode ser acessado com facilidade. Desse modo, você viabiliza o trabalho de auditoria contábil, melhorando a qualidade da governança na sua empresa.

Tudo isso torna a rotina do setor contábil muito mais fácil. Os processos ficam mais ágeis e eficientes, permitindo melhor controle, mais segurança e transparência na sua empresa.


Linha RM - eSocial

Após as divulgações de Modernização e Simplificação para o projeto eSocial, o governo inicia divulgação das mudanças e o que acontecerá durante a transição.

As informações seguem no sentido dos dados trabalhistas e previdenciários passem a compor um sistema e as informações tributárias outro.

É esperado que muito brevemente seja divulgado o layout que irá contemplar a “simplificação” já em 2019, neste layout teremos a desobrigação de informações de alguns campos e regras. Já para 2020 teremos as grandes modificações, pois o calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020.


O que é o novo eSocial?

Haverá uma redução substancial nas informações prestadas pelos empregadores: serão requeridas apenas as informações que promovam a efetiva substituição de uma obrigação acessória, desde que não sejam redundantes ou que não constem nas bases de dados do governo. Haverá, portanto, uma redução robusta no número de campos e exclusão de eventos inteiros.

Foram ouvidos os usuários e desenvolvedores, identificados e atacados os principais pontos que traziam complexidade para o sistema. Foram propostas: a possibilidade de utilizar uma tabela padrão de rubricas, sem a necessidade de cadastramento de rubricas próprias; a eliminação de tabelas de cargos, funções e horários; a desnecessidade de cadastramento de processos judiciais para matérias não relacionadas a tributos/FGTS; dentre outros. Campos opcionais, como números de documentos pessoais, serão excluídos da estrutura dos eventos, pois traziam dúvidas para os empregadores. Destaca-se que informações sobre título de eleitor nunca foram solicitadas pelo eSocial.

É importante ressaltar que todo o investimento feito pelas empresas e profissionais (aquisição de sistemas, treinamento, capacitação, etc.) será respeitado. Para isso, será mantida a forma de transmissão de dados via web service, haverá aproveitamento da identificação dos eventos e sua integração. Contudo, as regras serão mais flexíveis, e será muito mais fácil concluir o envio da informação, reduzindo ao mínimo os erros decorrentes de informações incorretas.


Quais são as premissas do sistema?

Foco na desburocratização: substituição das obrigações acessórias
Não solicitação de dados já conhecidos
Eliminação de pontos de complexidade
Modernização e simplificação do sistema
Integridade e continuidade da informação
Respeito pelo investimento feito por empresas e profissionais


Posso deixar de informar o eSocial?

Não. O eSocial não está suspenso. Continuam em vigor todos os prazos vigentes para o envio das informações. Apenas novos dados, novas fases, não serão solicitados até a mudança para o novo sistema. E isso será fundamental para a substituição de outras obrigações: além da DCTFWeb em substituição à GFIP, bem como a utilização dos dados do eSocial para concessão de benefícios previdenciários pelo INSS e Seguro Desemprego – que já estão em vigor – foi anunciada a Carteira de Trabalho Digital. Tudo o que está sendo informado ao eSocial servirá para a substituição de obrigações acessórias. Mas, para que isso possa ocorrer, é fundamental que o sistema seja continuamente alimentado.